Bié


BIÉ
Dados Geo-Demográficos

Área Total
70.314 Km2

População
1.338.923

Temperatura Média
20ºC

Clima
Mesotérico de Altitude: seco, temperado


Bié é uma das 18 províncias de Angola. Tem uma área de 70 314 km² e a sua população aproximada é de 1,3 milhões de habitantes. A sua capital é a cidade do Kuito.

É formada por 9 municípios: Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga, Kuito e Nharea.

Esta província tem o formato de um coração que bate bem no centro do país! Tem um tamanho comparável ao de Portugal e faz fronteira com as seguintes províncias:

Norte: Kwanza Sul, Malanje, Lunda Sul.
Este: Moxico.
Sul: Cuando-Cubango.
Oeste: Huíla e Huambo.

O rio Kwanza nasce nesta província, tal como a maioria dos rios do país. Por esta razão, o Bié tem um elevado potencial hidreléctrico.

O Bié foi muito atingido durante a Guerra Civil Angolana e ainda está em recuperação, alguns serviços básicos como energia eléctrica já estão a funcionar normalmente na região.

Clima

O clima é temperado e seco, as temperaturas variam entre 19ºC a 21ºC e existem 2 estações: de Outubro até Abril, que é quente e chuvosa; entre Maio e Setembro que é seca, com temperaturas médias de 2ºC e 10ºC graus nos meses de maior frio e 18ºC até 25ºC em períodos de clima mais quente.

Etnias

Esta província é uma área de confluência de uma série de etnias. Prevalece a dos Bieno, um subgrupo dos Ovimbundu, cujo nome se relaciona com o nome da província. Observa-se alguma presença de grupos Tcho-kwe que, na sua migração a partir do nordeste de Angola chegaram até aqui. Finalmente, existem aqui pequenos povos enquadrados na categoria etnográfica Ganguela, como os Lwimbi.

Economia

A população dedica-se sobretudo às actividades agrícolas e pecuárias.

A Capital

A cidade do Kuito foi baptizada na época colonial de Silva Porto. Muitas vezes chamada de ‘cidade mártir’ pelos efeitos sofridos na guerra, esta cidade que rapidamente se tem transformado com edificações novas ausperando um futuro brilhante.

Acessos

O aeroporto de Bié é o Joaquim Kapango e está preparado para aviões de pequeno e médio porte.
Existem 5 linhas rodoviárias que ligam o Bié às províncias do Huambo, Kwanza Sul, Kuando Kubango, Malange e Moxico.

Natureza

Deslumbre-se com a Reserva Florestal de Umpulo, a qual tem uma área de 4.500km2 e enorme riqueza em espécies exóticas. Esta reserva está limitada a norte pelo rio Cunene, a leste pelo rio Chimbandianga, a oeste pelo rio Kwanza e a sul pelo rio Chimbandianga.

Também a Reserva Natural Integral do Luango é de visita obrigatória. É partilhada pela Malange e é conhecida pelo paraíso de aves, dada a grande variedade. Aqui poderá encontrar a Palanca Negra Gigante, a Palanca Real, o Songue e Inhala.

A Lagoa do Kambadua, formada por um afluente do rio Kakuito, tem 3 km de comprimento e 150 metros de largura e é um excelente recurso para a pesca desportiva.

Cataratas Wongo situam-se a 18km a norte do Kuito, no rio Nduluma, na comuna do Truba.

As Quedas de Mutumbo, no Chitembo, tal como as Quedas de Lau-Lau e as Quedas do rio Luando, em Kukema, são propícias a bons banhos.

Praias

Existem boas praias fluvias no Bié. A Praia Verde, em Kunhinga, e a Praia Azul, no Andulo.

Visite também a Ilha do Kutato.

Locais a Visitar

Cristo-Rei – foi erguido pelos portugueses no centro da provincia, em Kamakupa. Situa-se junto ao marco do centro geográfico do país. Kamakupa encontra-se a 81 km a este do Kuito.

Forte de Silva Porto e Forte de Munhango – monumentos seculares que merecem recuperação e ainda assim a visita.

Jardim da Pouca-Vergonha, que deve o seu nome à estátua de uma mulher nua que aí se encontra.