Kuando Kubango


KWANDO KUBANGO
Área total
199.049 Km2

População
510.369

Temperatura
20ºC

Clima
Tropical de Altitude

9 Municípios


Kwando-Kubango é a segunda maior província de Angola, situada no sudoeste do país.

Faz fronteira a norte pelas províncias do Bié e Moxico, a leste pela República da Zâmbia, a sul pela República da Namíbia e a oeste pelas províncias do Cunene e Huíla.

A capital da província é a cidade de Menongue, a qual está a 1.051 km de Luanda e a 342 km de Kuito.

Tem cerca de 500 mil habitantes, sendo a menos populada e ocupa uma superfície de 199.049 km². Está a uma altitude média de 1.500m e enquadra-se na zona planáltica, caracterizando-se pelo seu terreno plano.

A província divide-se nos seguintes 9 municípios:

Calai
Cuangar
Cuchi
Cuito Cuanavale
Dirico
Mavinga
Menongue
Nancova
Rivungo

Clima
O clima é tropical no norte da província e semi-árido no sul.

População
A língua mais falada é o N’Ganguela, seguido do Tchokwé, e a sua população é composta sobretudo pelos N´Ganguelas, que se sub-dividem em N´Yembas e M´Buelas; os Mucussos e os Kuagares.

Economia

Esta zona de Angola é conhecida actualmente como «Terras do Progresso», devido ao seu potencial económico virgem. Tem um potencial turístico enorme por explorar, bem como em termos de riqueza mineral: o diamante, o ferro, o mercúrio, o ouro, o quartzo e o urânio constituem o potencial dos recursos minerais do subsolo ainda não explorados.

Os principais produtos comercializados na província são o açúcar, peixe seco, óleo alimentar, bebidas diversas, arroz, leite, farinha de trigo e sabão adquiridos nas províncias de Luanda, Benguela, Namibe e na vizinha República da Namíbia.

O sector industrial não é tradicional nesta província, verificando-se no entanto o exercício de actividades em pequena escala como a serração, carpintaria, cerâmica, britadeira, moageiras e padarias.

As principais culturas exploradas são basicamente alimentares, tais como milho, o massango, a massambala, o feijão a mandioca, amendoim, a batata-doce e as hortícolas. As condições são propícias para culturas industriais tais como o café e cana-de-açúcar.

A pesca artesanal tem uma tradição no Kuando Kubango e é exercida principalmente nos rios existentes na província, com destaque para o rio Kuvango, e na orla fronteiriça.

Acessos

Menongue possui um aeroporto, o Comandante Kwenha e mais três campos de aviação nas localidades do Kuito Kuanavale, Mavinga e Rivungo com capacidade para aviões de pequeno porte.
O mercado é explorado pela Companhia Aérea Nacional TAAG com quatro voos regulares de passageiros por semana.

O único troço ferroviário existente na província, Namibe- Menongue carece ainda de reabilitação de forma a permitir e facilitar o transporte de cargas e passageiros.

No que diz respeito aos acessos rodoviários, é possível chegar à província saindo de Luanda em direcção às províncias de Benguela, Huambo e Bié ou então passando pelo Dondo, Huambo e Bié.

Natureza

A província caracteriza-se por três grandes zonas de vegetação, maioritariamente compostas por floresta densa seca, savana com arbustos e árvores na metade setentrional, quadrante noroeste. No sudoeste pode-se destacar a reserva parcial de Luiana caracterizada por madeira preciosa espécies de mussivi, girassonde, mume, mupanda muinga, entre outros.

Das espécies de animais que habitam no território do Kwando-Kubango destacam -se as seguintes:
Palanca Real
Elefantes
Rinocerontes
Hipopótamo
Nguelengue
Ngunga,
Leão leopoldo
Hiena
Búfalo-Africano
Onça
Pacaça
Javali
Mabec
Cágado
Avestruz
Palanca Preta (vulgar caeni)
Pangolim
Diversidade de Aves e Répteis
Nesta província, pode visitar as seguintes reservas naturais:
Reserva Parcial do Luiana, estabelecida como reserva parcial em 1966 com a extensão de 8.400 km2, flora e fauna diversificada, onde se destaca uma grande concentração de elefantes. Localiza-se perto das fronteiras com a Zâmbia e a Namíbia.
Reserva Parcial de Mavinga, com uma extensão de 5.950 Km2, alberga elefantes, rinocerontes, palanca negra, leões, leopardos, hienas e avestruzes.
Parque Natural Regional do Cuelei com uma extensão de 4.500 km2.
Há também alguma coutadas públicas:

Coutada pública do Mukusso com uma extensão de 25.000 km2
Coutada pública de Luiana com uma extensão de 13.950 km2
Coutada pública do Luengue com uma extensão de 16.700 km2
Coutada pública de Mavinga com uma extensão de 28.750 km2
Os rios Kuvango, Kuatato, Kuelei, Kueve, Kuando, Kuzumbia, Kujamba, Kueio, Matungu, Muhondo, Kapembe, Cuchi, Lomba, Kuito, Kuanavale e Longa constituem os recursos hídricos de maior importância para o desenvolvimento económico de região.

Outros Locais a Visitar

A Montanha do Malova, as Quedas de Maculungongo e Quedas do rio Cutato,– no município de Cuchi

As Ruínas do Forte Muene Vunongue , situadas nos arredores da cidade de Menongue.

Campo Político do Missombo,– centro histórico situado a 15 km da cidade do Menongue.

Monumento da batalha do Cuito-Cuanavale. Fica a Sudeste de Menongue na Comuna do Cuito-Cuanavale.

Pinturas Rupestres –na localidade do Bototo, no Município de Cuchi.

Nas ilhas do Rio Kuebe, ilha de São Clemente (ex. ilha de São Valentim), ilha Flor, em Menongue, e na ilha de Somawanbange, em Cuchi, é possível tomar banho, assim como na barragem de Cambumbe.

Festas

As festas da Cidade comemoram-se a 21 de Outubro. Normalmente as festividades e eventos são efectuados no espaço da Feira Comercial, no centro da cidade de Menongue, que só abre nestas ocasiões.