Luanda


LUANDA

Dados GEO-Demográficos
Área Total
24.651 km²

População
6.542.944

Temperatura Média
25º

Clima
Tropical Seco

Cód. telef.
+244 02


Luanda

A Província de Luanda é a mais pequena do país com uma área de 24.651 km2. Dividia-se em 9 municípios, Sambizanga, Rangel, Kilamba Kiaxi, Maianga, Samba, Viana, Cacuaco, Cazenga e Ingombota, mas com a reforma administrativa de 2011, a província passou a dividir-se em 7 municípios:

O grupo étnico original de Luanda é o dos Ambundo e a língua nacional mais falada é o Kimbundu.

A sua população ronda os 6,5 milhões que se dedicam maioritariamente aos serviços e comércio.

A cidade de Luanda é a capital angolana e goza de um clima tropical com duas estações, com a época de chuva entre Setembro e Maio e a época seca, entre Maio e Agosto.

A fundação da cidade de Luanda remonta a 1575, quando Paulo Dias de Novais desembarcou na Ilha do Cabo. Os colonos assentaram e a cidade foi então chamada de S.Paulo de Loanda.

A cidade é hoje heterogénea, albergando populações que fugiram para a capital durante a guerra, e um número crescente de estrangeiros que se deslocam em trabalho ou turismo.

Existem algumas figuras típicas em Luanda:

Na província, podemos distinguir as seguintes zonas, todas elas com imensos locais a explorar:

Luanda é uma cidade que encanta, e que não dorme. Luanda tem uma vida e uma energia contagiante e animada. A Capital é um grande centro de negócios, Luanda assume-se, também, como um destino turístico para quem procura praia, natureza, aventura e diversão.

Ao chegar a Luanda de avião, a baía dá-lhe as boas-vindas com toda sua beleza. É o primeiro contacto com uma cidade em grande crescimento e desenvolvimento, onde traços europeus e africanos se misturam.

O encanto das suas belezas naturais numa atmosfera única, oferece um clima propício a actividades ao ar livre. O safari em veículos todo-o-terreno é a melhor forma de o fazer, com saída de Luanda e passagem pela Funda, Barra do Dande, Malanje, Kalandula, Sumbe, Porto Amboim , Kissama, etc.

No Parque Nacional de Kissama pode encontrar elefantes, zebras, búfalos e antílopes. Um paraíso para os ecoturistas.

Dispõe também de actividades de pesca desportiva em mar alto. A costa sul, oferece diversas actividades como expedições de pesca ao tubarão, mergulho, observação de golfinhos e baleias, caminhadas e passeios de moto-quatro.

No Mussulo, principal zona de praia da capital angolana, pode usufruir de todos os desportos náuticos.

Para os praticantes de surf, Luanda oferece diversas praias com muito boas ondas, como Cabo Ledo, que fica a apenas uma hora de distância de Luanda e que atrai surfistas de todo o mundo. Neste local, pode também fazer observação de aves.

Igualmente perto da capital fica a Reserva Natural Integral do Ilhéu dos Pássaros, local habitual de repouso de aves migratórias.

Não deve deixar de visitar o Miradouro da Lua (a cerca de 40 quilómetros a sul de Luanda), que permite uma vista deslumbrante para as falésias.

Na cidade, conheça o Palácio de Ferro, situado na Baixa de Luanda, o Museu Nacional da Escravatura e a Fortaleza de São Miguel.

A melhor oferta de bares e restaurantes está localizada na Ilha de Luanda, que está ligada à Marginal, um dos postais da cidade.

A poucos quilómetros fica o Mussulo, o principal local de lazer de Luanda, graças às suas praias de areia branca, águas cálidas e coqueiros.

Compras

Os mercados são ideais para sentir o espírito de África e para encontrar peças de artesanato típicas de várias etnias, mas existem também lojas de luxo e outros espaços onde se encontram bons presentes e recordações.

Nas zonas como Panguila, Congoleses, São Paulo, Asa Branca e Kikolo, vende-se um pouco de tudo.

As peças de artesanato são uma boa solução para quem quer comprar presentes e recordações de viagem. Os artigos em madeira, bronze ou cerâmica são os mais comuns e estão bastante ligados às diversas etnias deste país.

Esculturas como O Pensador e as máscaras Mwana-Pwo são os mais procurados pelos turistas.

O Mercado do Futungo, que funciona aos domingos é um dos melhores locais para encontrar artesanato.

A Feira Artesanal de Belas é um bom local para comprar as roupas típicas angolanas.

A capital angolana oferece uma grande variedade de boutiques e centros comerciais, locais que podem ser úteis a quem tem pouco tempo disponível.

Os apreciadores de música africana podem aproveitar a viagem a Luanda para procurar discos que raramente se encontram disponíveis fora do país.

Noite

Jantar ao pôr-do-sol tendo como paisagem a Baía de Luanda é a melhor forma de entrar no ambiente festivo da noite da capital angolana, com bares de música ao vivo e discotecas de ritmos africanos.

Os ritmos como a kizomba, semba, redita e kuduro marcam a noite. A maior parte dos bares, restaurantes e discotecas fica na dentro dos limites da cidade ou na Ilha do Cabo.

Aqui a animação acontece sobretudo nas noites de sexta-feira e sábado.

PATROCINADORES