Lunda Norte


LUNDA NORTE
Área Total
103.760 Km2

População
799.950

Temperatura
24ºC

Clima
Tropical Húmido

10 Municípios


A província da Lunda Norte fica localizada no extremo nordeste de Angola com uma extensão territorial de 102.783 Km². Faz fronteira terrestre e fluvial a norte e a leste com a República Democrática do Congo e, a oeste, confina com as províncias de Malange e da Lunda Sul.

A superfície é suavemente ondulada e monótona, quase sem deformações, por isso constituídas por autenticas peneplanícies. A altitude baixa gradualmente desde o canto SW, onde estão as nascentes dos grandes rios Kuango, Kassi, etc., e onde alcança cerca de 1.400 metros a NE e, para NW, reduz-se até aos 700 metros.

As elevações no interior da província atingem mais de 1000m acima do nível do mar, enquanto que a oeste e leste elas são consideravelmente baixas, ou seja por volta de 800 m.

A sua capital é a cidade do Dundo, substituindo Lucapa.

A separação entre as províncias da Lunda Norte e Lunda Sul ocorreu em 1978.

É constituída por 10 municípios:

Cambulo
Capenda-Camulemba
Caungula
Chitato
Cuango
Cuílo
Dundo
Lubalo
Lucapa
Xá-Muteba
Clima

A província da Lunda-Norte oferece um clima característico, tropical húmido e/ou quente, sub-equatorial do tipo sudanês. A temperatura média anual situa-se entre 10º- 25ºc e a amplitude térmica anual e inferior a 5ºC.

As temperaturas máximas absolutas registam-se nos meses de Setembro e Outubro com 38ºC e as mínimas absolutas em Junho e Julho com 11ºC.

Existe grande regularidade na variação das condições climáticas quer com a latitude quer com a altitude, devido a ausência de relevo.

A temperatura média anual do ar é de 24º C, sendo a Humidade relativa pronunciada e o regime de chuvas carregado, por vezes torrencial.

População

O grupo étnico maioritário desta província é o Tchokwe, seguido pelos Lunda, Camatapa, Cacongo, Luba entre outros.

A língua nacional mais falada na Lunda Norte é o tchokwe.

Máscara Tchokwe

As mulheres são muito conhecidas pelos elaborados penteados feitos com argila vermelha e gorduras vegetais.

A Província da Lunda-Norte, à semelhança das demais regiões do pais, é um maciço étnico-cultural por excelência. É habitada por mais de uma dezena de grupos e subgrupos étnicos entre os quais temos: Os Tchokwe, Lundas, Bangala, Xinje, Luba, Bena –May, Kakete, Kafia, Matapha, Kakongo ou Bandiga, Holo, Khari, Suku, Khoge, Phaka e Songo.

A excepção dos Lunda e dos Luba que são da linhagem patrilinear, os restantes respeitam a linhagem matrilinear e todos pertencem ao grande Grupo de povos do sul do deserto do Sahara denominado Bantu, por afinidades linguísticas.

Os ritos de passagem a circuncisão, o casamento, as crenças aministas, os provérbios, as danças, e os contos, caracterizam o património intangível destes povos, enquanto que a olaria, a escultura, e a cestaria, constituem uma verdadeira arte instrumental.

Nas aldeias um dos elementos importantes da simbolização e designação da autoridade tradicional e consequentemente do exercício do poder, são as casas palacianas. É nessas casas que se transmitem os valores positivos da cultura material e espiritual; acontecem audiências políticas, económicas, jurídicas e socioculturais que o chefe tradicional concede a seus semelhantes e súbditos.

Acessos

Por via aérea, os aeroportos de Lucapa e Dundo recebem aviões de pequeno e grande porte.

Por estrada, a Província está ligada por via terrestre até a capital do País (Luanda), a uma distância estimada em 1.500 kms , passando sempre pelas províncias da Lunda Sul, Malange e Kwanza Norte.

Economia

Os principais factores económicos da província são a agricultura e os minerais, principalmente diamantes que abundam nos aluviões dos vários rios que cruzam a província.

Trabalhos nas minas

O Lunda-Norte possui uma grande indústria mineira, com a extracção de diamantes e ouro.

No ramo animal, a província possui uma forte pecuária.

A construção civil também é um ramo forte na região, devido sobretudo à construção do Novo Dundo.

Novo Dundo

A escultura artesanal da província é reconhecida internacionalmente, com as suas máscaras e cadeiras expostas em vários museus do mundo.

Natureza

A moldura verde das matas e da grande floresta equatorial é mais expressiva junto dos braços dos grandes rios. O solo,
desfeito pelo volume das quedas pluviais ou a savana desacolhedora, salvo em algumas modestas manchas, é coberto de vegetação rasteira.

A Lunda Norte é, em síntese, uma região de savana pouco arborizada. Todavia, a região possui alguns recursos florestais localizados principalmente nos municípios de Cambulo e Capenda-Camulemba.

A diversidade da fauna compreende mamíferos de grande porte, aves diversas, repteis, batráquios, peixes e numerosos grupos de vertebrados.

A rede hidrográfica drena as suas águas para o rio Zaire, por intermédio do Kassai, um dos seus maiores tributários e cujos afluentes, alimentados por inúmeros subafluentes, atravessam a região de sul para o norte num paralelismo frisante. Os principais afluentes do Kassai, que a banham são de oeste para leste, o Kuango, Cuilo, Luangue, Luxico, Chicapa, Luachimo, Chihumbe e seu afluente Luembe. Todos nascem na região do SW.

Peixe do Rio Luachimo

A Visitar

Museu Etnográfico do Dundo, um dos maiores de Angola
Lagoa de Catxipindji
Piscina do Mussungue
Central hidroeléctrica e a barragem do Luachimo

Rio Luachimo
Riacho Conduege
Palácio do Governo da Província da Lunda-Norte
Rotunda do obelisco
Museu de Bala-Bala
Tchibuba
Catxipingdi
Camudembele
Muliangueji
Kassossa
Tchimbonbo do Pomboz
Chipungo
Nascente Muatxihunga
Antiga administração colonial do Cuango
Rio Funge (onde realizou-se a 1ª pesquisa de lavagem de diamantes)
Lagoa de Naueia, em Caungula
Paisagem do Rio Lomba
Rio Camawé
Pedras do ria Uhamba
Pintura Rupestre “Pegada Humanizada” de Um (cão) em cima duma Pedra
Piscina Municipal
Txitanda
Lagoa de Caicumbué e o rio Camaxilo
Lagoa de Camingulunga
Lagoa de Kula (formada pelos rios Lubalo e Cuango)
Paisagem do rio Nzanza
Lagoa do rio Changando
Paisagem dos rios Lubalo e Cuango
Lago Nakarunda (com muitas lendas contadas pelo povo da região), em Lucapa
Monumentos
Estação Arqueológica de Bala-Bala
Estação Arqueológica do Luaco
Estação Arqueológica de Candala
Palácio do Governo, arquitectura colonial
Edifícios dos CTT, arquitectura colonial
Festas

Uma das cerimonias rituais praticada e que mobiliza, no tempo do cacimbo, todas as aldeias é a circuncisão dos jovens, sendo sempre motivo de festa.

Desporto

A Lunda Norte possui diversos campos para Futebol, Ténis de Tiros aos Pratos, e Campos polivalentes para as modalidades de Andebol, Basquetebol, Futebol de Salão e Voleibol, nomeadamente nos Municípios ou vilas do Dundo/Chitato, Calonda/Lucapa e Cafunfo.