Lunda Sul


LUNDA SUL
Área Total
77.636 Km2

População
516.077

Temperatura
22ºC

Clima
Tropical Húmido

4 Municípios


Lunda-Sul é uma província de Angola situada no nordeste do país. Tem área de 77 636 km² e a sua capital é Saurimo.

Lunda-Sul situa-se na zona planáltica, caracterizada por relevos não superiores a uma cota de 1000m.

Saurimo era a antiga capital da província do Lunda, mas com a divisão da mesma em duas províncias (Lunda Sul e Lunda Norte), permaneceu como capital de Lunda Sul no ano de 1978.

Luanda fica a cerca de 1.040 km e Lucapa a 135 km de Saurimo.

Os 4 municípios que compõem a província são:

Dala
Kakolo
Mukonda
Saurimo
Clima

O clima da província e predominantemente tropical, com temperaturas que oscilam entre os 34ºc máximo e 22ºc mínima.

População

Constituída maioritariamente pela etnia Lunda-Tchokwe, para além de outros grupos etnolinguísticos tais Bangalas, Xinge, Minungos, Luvales, M´bundas e Balubas, esses últimos é uma fusão, oriúndos das regiões do Moxico e Lunda-Norte.

A língua nacional mais falada na província é o Tchokwe.

Povo Lunda-Tchokwe

O povo Lunda-Tchokwe, sendo maioritariamente da Lunda Sul, possui uma rica tradição histórica e cultural, tendo em conta o valor das letras das suas canções folclóricas e danças tradicionais, tais como: Macoopo, Txianda, Txissela, Txiliapanga, Miting, Muquixi, etc.

Este povo também herdou uma fabulosa riqueza étnografica e a sua escola escultórica é das mais notáveis de toda a África.

No âmbito da cultura, existem vários grupos de danças, centros recreativos, agrupamentos musicais, grupos de teatro. Assim como monumentos de arquitectura civil, religiosa, e sítios históricos.

Governo Provincial, Saurimo

Economia

Nesta província pratica-se a agricultura de subsistência tendo como principais culturas a mandioca, o milho, o arroz, a ginguba, a batata-doce e o inhame. A produção de abacaxi é uma das produções agrícolas mais importantes.

Também se pratica a pesca artesanal.

É na extracção de diamantes que a província encontra a sua actividade económica principal. Manganês e ferro são outros dos recursos minerais explorados.

As esculturas são muito conhecidas, principalmente as máscaras feitas em madeira. Também produz peças de cestaria e de barro.

Gastronomia

Os pratos típicos são a Kizaca, o funge e a carne seca. São muito apreciados os pratos com folhas (mandioca, feijão e outros).

Acessos

Existe um aeroporto, em Saurimo, para aviões de pequeno e grande porte.

É possível chegar à província por via rodoviária. Saindo de Luanda, chega-se a Saurimo através da Malange.

Natureza

As florestas são densa e sempre verdes, acompanhando os interflúvios ou as nascentes dos rios. Aqui, observa-se ainda savanas de arbustos, savanas arborizadas e florestas secas.

A província tem várias espécies de animais: elefantes, golungos, nunces, palancas vermelhas, hipopótamos, leões, jacarés, crocodilos, onças, cabras, gatos bravos, e serpentes, tais como jibóias, cobra voadora, surucucu, cusdeira, entre outros.
Em relação às aves, podem-se ver abutres, andorinhas, águias, cegonhas, garças, pica peixe, galinha do mato, perdizes, patos bravos, entre outros.

Os rios mais importantes da província são o Mombo,o rio Luachi, Chicapa, Luachimo, Chiumbe e o rio Cassai, que nasce na região de Alto Chicapa, a uma altura de 1.300m.

Os outros rios são o Muanguês, o Cuango, Luó, Luavuri, Cucumbi e o Luzia.

Em todos estes rios é possível a prática de pesca desportiva.

A Visitar

Quedas do Luachimo
Quedas do rio Luaxi
Quedas do rio Chicapa

Quedas do rio Chiumbe

Quedas de Samussanda
Poligno florestal do rio Muanguês
Lagoa do Luari, localizada a 8km a leste de Saurimo, possui águas navegáveis e é rica em recursos piscatórios

Lagoa do Alto Chicapa
Mona Quimbundo, Sueji e Itengo são– lugares onde foram travadas batalhas com os colonos, e onde existem alguns riachos e quedas de água de grande beleza
Área turística do Elengue que se situa 10 km de Saurimo, na direcção de Catoca
Túnel do rio Luachimo
Monumentos
Monumento Religioso da Nossa Senhora de Lurdes, construído em 1930.
Monumento Religioso da Missão Católica, construído em 1948, fica situado no Saurimo ao lado do Bispado.
Monumentos de Arquitectura Civil de interesse: Residência dos antigos funcionários da Administração Pública, Residência do Governador, Edifício dos CTT, Delegação da Endiama e a antiga Sede do Governo.
Festas

As festas da cidade realizam-se a 28 de Março.